Pesquisa
WebSite Language
História

Breve Historial da Floresta em Portugal

Portugal possui uma das maiores manchas florestais da Europa onde se podem encontrar algumas espécies de florestas. O Pinheiro Bravo é, por inerência histórica e económica, uma fonte e um recurso ambiental de primordial importância para o tecido produtivo português.

No inicio do século XX foi iniciada a politica florestal, em 1901 foi instituído o regime florestal promovendo-se desta forma uma intervenção mais profunda do Estado na floresta. Em 1927 as florestas passam a constar como fonte de riqueza nacional essencial. No ano de 1938 o interesse pela floresta é acentuado com a promulgação da lei do Povoamento Florestal, passando-se à arborização de várias zonas, sendo que o Pinheiro Bravo é a espécie contemplada para o projecto.

Historial da Empresa

É neste contexto que em 1944 surge a Empresa António de Oliveira, enquadrada num sector em crescimento, de importância relevante para a economia portuguesa, soube retirar benefícios da proximidade geográfica com o Pinhal de Leiria e da qualidade dos seus recursos florestais iniciando desta forma a actividade de exploração florestal e serração de madeiras. O dia de 10 de Janeiro de 1949 torna-se uma data importante até aos dias hoje, pois foi nesta data que António de Oliveira conseguiu o seu primeiro alvará. Mais tarde, depois da morte do seu fundador a Empresa passa a ser denominada com o nome da sua viúva.

É fácil assumir que a experiência e o conhecimento adquirido ao longo de seis décadas, assim como o dinamismo, reflectido na consolidação e expansão do seu negócio no mercado nacional tornam a Marto & Oliveira uma Empresa responsável, sólida e com um desempenho eficaz e transversal no sector industrial da transformação da madeira.

Imagens
(c) Marto e Oliveira

Todos os conteúdos do site é propriedade do autor sendo que não pode ser copiado ou usado sem consentimento